sábado, 24 de outubro de 2009

Começar com pé direito

O primeiro post tinha que ser positivo, relatando uma boa experiência com prestação de serviço. Apesar de considerar que há muito o que melhorar nesse setor no Brasil, existem boas iniciativas e pessoas antenadas para a importância do atendimento que é oferecido em lojas, sites, cias. aéreas, hotéis... Nos deparamos com prestação de serviço a todo momento.

Começo registrando uma qualidade de atendimento muito positiva do Café Benzadeus, que fica no centro da cidade - Rua da Bahia, 1071 - esquina com Av. Augusto de Lima, em Belo Horizonte (http://vejabrasil.abril.com.br/belo-horizonte/comidinhas/37505/benzadeus). Inclusive, aqui farei o registro de algumas das boas práticas que observo que eles possuem. Uma delas é a seleção de pessoas que gostam do que fazem. Do caixa ao atendente fica evidente que o processo de seleção inclui a percepção da aptidão do funcionário para a prestação de serviço. Isso parece óbvio, mas, não acontece com frequência. Um dia vou comentar aqui sobre a seleção de pessoas no serviço público. Há alguém ai que acredita que o atendimento que o serviço público presta não está relacionado com o processo de seleção? Ou você acredita que todo mundo que presta concurso no Brasil está realmente preparado para a prestação de serviços?

Mas, voltando ao Café Benzadeus, numa conversa com a caixa de lá - que havia acabado de me atender com toda a educação que ela tem, num dos dias que costumo passar por lá para tomar um café depois do almoço - descobri um pouco da origem de seu atendimento: "Não gostaria de ser atendida em qualquer lugar do mundo com falta de educação. Então, não dá para fazer isso com os clientes, não é verdade?"

É verdade mesmo e talvez esteja aí a essência da boa prestação de serviços.

4 comentários:

  1. Adorei essa!
    EU sempre vou lá e acho realmente o atendimento o que mais me chama a atenção.
    Robon vieira

    ResponderExcluir
  2. Vc tem toda razão Marco, inclusive com relação ao serviço público. Estou nele e posso dizer com a consciência tranquila que sou uma excessão...Se algum dia for ao Fórum de Betim -pouco provável - me procure....rsrsrss Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia: Que bom que concorda comigo. Principalmente vindo de você que sabe bem do que estou dizendo. Continue vindo aqui, ok!? Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
  4. Marco, realmente vc tem razão. Trabalho e moro na savassi, e com muita frequência saio daqui e vou ao Benzadeus fazer um maravilhoso lanche e por incrível que pareça relaxar um pouco. Depois do seu comentário descobri que o que é relaxante lá além do ambiente e das delícias, é o excelente atentendimento!!! lá vc é atendito por todos com largo sorisso no rosto, e isto faz tudo ficar ainda mais gostoso! rsrsrs

    ResponderExcluir