terça-feira, 18 de maio de 2010

Melhorias no setor?

Hoje li num tweet (mensagem postada no Twitter) de um cliente do Santander uma frase do tipo “2 min e 34 seg para resolver meu problema no Twitter do Santander. Bom demais esse negócio.” Não precisa escrever muita coisa mais sobre o assunto, a frase por si só diz muito, mas, o objetivo aqui é relatar minha opinião sobre qualidade de atendimento, então hoje o assunto é encantar o cliente.

Para isso não precisa muita coisa (mas precisa muita disposição e vontade de conhecer as necessidades dos clientes), apenas entregar o que o cliente realmente espera e surpreendê-lo. Muito se fala sobre a qualidade do serviço de bancos no Brasil e percebo que isso vem mudando. As reclamações a bancos já não ocupa mais os topos das listas; já começamos a ouvir mais sobre a qualidade de atendimento realmente diferenciado que os bancos estão (com muita cautela ainda) passando a oferecer.

E o Santander vem demonstrando isso com mais clareza. Já repararam na última campanha do Banco, a “Juntos”? O Banco tinha tudo para simplesmente acabar com a marca do Banco Real e impor uma postura de “deixa que daqui pra frente é comigo”, mas, sabiamente, resolveu aproveitar o que havia de melhor na marca do banco que acabou de comprar. Responda rápido: a campanha “Juntos” tem mais cara de Santander ou de Real? Com isso, mais simpatia e valor de marca, já que a imagem do Santander não ia muito bem das pernas aqui no Brasil.

Para isso, claro que foi necessário muito investimento, mas, o resultado está nas ruas e em respostas ao atendimento prestado pelo banco, seja qual for o canal (nesse caso, o Twitter). Aliás, está aí mais uma prova de que o Santander quer disponibilizar sua maneira de atender nos canais que mais interessam ao cliente.

Como resultado: uma atuação com foco no cliente, gera retorno favorável em qualquer situação.

Outra pergunta para uma resposta rápida: mesmo antes de ler esse post, qual o banco que nos últimos tempos você pensaria em abrir uma conta corrente?

Importante: este blog não quer (mesmo) fazer propaganda gratuita para qualquer marcas, ok!? Deixa só o Santander cometer alguma besteira para vocês verem como vai ser meu post dobre o assunto.

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